Lembranças de um bandejão ou “Houston we have a problem!”

Na segunda foi dia de repeteco e simplicidade no cardápio. A gente queria comer de novo a salada de lentilha da semana passada, prova de que ela fica realmente deliciosa – pelo menos pra mim é prova :P. Daí que mudança é aquela coisa, né? Difícil se livrar de costumes antigos =/ Então eu queria alguma coisa que desse pra comer como se fosse uma “carne” com a salada de lentilha (fazendo as vezes de semi-feijão), arroz integral e uma saladinha verde acompanhando. Rodei, rodei, rodei e acabei no Panelinha de novo hehehe.

Nas opções de busca eu coloquei “entrada” e “acompanhamento” e acabei encontrando um tal tomate recheado. A estória é que uma vez por semana tinha esse tal tomate recheado no bandejão da Puc (não sei se “esse” tomate recheado, mas “um” tomate recheado) no menu vegetariano e eu sempre me negava a comer a opção vegana nesse dia 😛 Entretanto, como agora eu sou uma pessoa aberta a novos sabores, resolvi dar uma chance. E aqui está ele! (A foto ficou feiosa, eu sei, mas não se assustem ^^)

_DSC8827

Tomates Recheados

Ingredientes

5 tomates (usei 3, mas fiz a mesma quantidade de recheio)

1/2 cebola

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de azeite

1 xícara (chá) de água

2 pães franceses amanhecidos (achei super muito, talvez pq eu fiquei com preguiça de cortar em cubinhos pequenos e o pão dominou o recheio quando eu misturei, então acabei colocando menos de um)

1 colher (sopa) de salsinha picada

1 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

sal e pimenta-do-reino a gosto

azeite e folhas de salsinha para decorar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2. Numa tábua, descasque e pique fino os dentes de alho. Pique também a metade de uma cebola média.

3. Com uma faquinha, descasque apenas um dos tomates, como se fosse uma maçã, e pique bem fininho.

4. Leve uma panelinha ao fogo médio. Quando aquecer, junte metade do azeite e refogue a cebola picada até ficar transparente. Junte o alho picado e refogue por mais 1 minuto. Adicione o tomate picado e refogue até murchar. Acrescente a água e deixe cozinhar por 20 minutos.

5. Enquanto isso, sobre uma tigela, rale com a parte grossa do ralador os pães amanhecidos. Se preferir, corte em cubinhos.

6. Descasque os 4 tomates restantes com uma faquinha. Corte cada um deles ao meio, no sentido vertical. Retire as sementes: o jeito mais fácil é usar o dedão. Tempere a cavidade de cada metade com sal e pimenta-do-reino.

7. Quando o refogado de tomate já tiver fervido por 20 minutos, desligue, acrescente o pão e misture bem.

8.Unte uma assadeira retangular com a outra metade do azeite. Disponha as metades de tomate na assadeira.

9. Com uma colher, distribua o recheio nas metades de tomate. Misture o queijo ralado com a salsinha picada e polvilhe sobre os tomates preparados. Leve ao forno preaquecido para gratinar por 5 minutos. Retire do forno e sirva imediatamente. Se quiser, regue com um pouco mais de azeite e decore com folhas de salsinha.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Essa foi fácil de fazer e relativamente rápida. É daquelas que realmente dão a sensação de uma carnezinha substituta, bom pra motivar quem ainda tá no começo da mudança.

Como vocês podem ver, a minha não ficou tão bonita e, eu acho, que isso foi devido a dois motivos: 1) minha salsinha velha, mucha e quase amarela que nem devia ter ido pra foto 😛 e 2) a ajuda de Luquinhas! hahahaha O bichinho 😛 Eu esqueci de dizer a ele que tinha que cortar o tomate no sentido horizontal e aí ficou meio que muito difícil de enfiar o recheio e eu forcei um poquinho a barra (a grossa!).

Mas ele ficou muito gostoso, heim? Fica com gosto de pizza, por supuesto né? Tem tomate, pão, orégano e queijo, entonces… 😛

O tomate gratinado fica macio, o recheio com uma textura bem legal e o queijinho em cima fica dilícia! Podem fazer, lembrem-se de que quem vê cara não vê coração, ok? ^^

Provecho!

3 comentários sobre “Lembranças de um bandejão ou “Houston we have a problem!”

    • Owww! Eu não vi o filme ainda, só o trailer, mas achei lindo! 🙂 Tô baixando pra ver!
      A gente transmitiu o pensamento de receita hehehehe Faz que tu vai gostar!
      Beijo, Camika!!

Sou toda ouvidos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s