Pra chamar sua casa de lar

Dizem que um bolo saindo do forno transforma uma casa em lar (acho que começou com Clarisse Lispector). Eu acho que tem um boa dose de verdade e que a máxima se estende pra pão saindo do forno. Acho que é até mais do que isso, acho que é um ato de amor, amor puro (Tô sentimental, mas acho isso de verdade ^^). Preparar sem pressa, dar tempo pra o pão crescer e ficar fofinho, deixar a massa bem lisinha… Vale não sei quantas sessões de terapia – eu nunca fiz, mas só posso achar que sim!

Sem falar que, gente, quando começa a subir o cheirinho e você já antecipa a delícia quentinha que vai vim…. Eu já fiz alguns pães aqui em casa (e em outras que morei), a maioria ficou bom. Mas acho que essa receita de pão de leite foi a que mais deu certo e a que eu mais gostei até hoje. E não é nada difícil, heim? (eu também sempre achei que pão fosse super difícil de fazer). Tenta aí! 🙂

Pão de leite

Pão de leite

Ingredientes

500g de farinha de trigo (4 xícaras de chá + duas colheres de sopa)

250 ml de leite morno (não pode ser muito quente, se não, não fermenta – eu fiz isso e tive que refazer essa parte)

3 colheres de sopa de manteiga (não tinha, usei margarina)

3 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de fermento para pão

1 colher de café de sal

1 gema para pincelar

Modo de Preparo:

1. Misture bem o leite, o açúcar, o fermento e duas colheres (sopa) do trigo. Espere a mistura fermentar – não se preocupe, vc vai saber quando já tiver bom! Fica uma crostinha de espuma.

2. Misture a farinha de trigo, a manteiga, o sal e a mistura já fermentada. Trabalhe a massa (hahaha) até ela soltar da mão com facilidade e ficar lisinha – não precisa ficar perfeeeeita. Faça uma bola e depois um corte em cima pra oxigenar. Deixe descansar por uma hora, em um lugar escuro e coberto com um pano.

3. Depois que a massa crescer, faça bolinhas de tamanhos iguais (essa quantidade rendeu 12 bolinhas, mas pode fazer maior também, tipo umas 8) e coloque em uma assadeira – se for de alumínio, unte e polvilhe trigo (eu fiz em um refratário de vidro). Deixe descansar por 20 minutos e já coloque o forno pra pré-aquecer.

4. Mele cada bolinha com a gema do ovo e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até dourar (no meu forno deu uns 18). Você pode colocar um outro tabuleiro no forno, com um pouco de água pra casquinha do pão fica mais fininha.

E tem o vídeo de onde eu peguei:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Eu ganhei a semana com esse pãozinho… 🙂 A preparação já é uma delícia, mas a hora de comer.. nham nham nham!!

Como eu disse lá em cima, foi o melhor pão que eu já fiz. Ele é leve, cheiroso e delicioso! Fica bom com manteiga, com requeijão, com um queijinho e purinho da Silva. Teve uma hora que eu peguei um e fiquei só cheirando, de tão bom que é o cheiro desse pão quentinho (a doida, eu sei, mas depois eu comi também ^^). Se você conseguir não devorar todos no mesmo dia, cortar ele no meio e torrar um pouquinho na frigideira anti-aderente é a perdição!

Só digam uma coisa: façam! Mas não façam muitas vezes por semana, pq dá vontade de comer sem parar e pão, vcs devem saber, deixa a gente uma bolinha 😛

Bom apetite!

Sou toda ouvidos!

