O chef Chico vai cozinhar!

“O chefe Chico vai cozinhar
As Chiquititas vão me ajudar
Você o jiló (có-có-có-có-có-có)
Você a alcachofra (ofra-ofra-ofra)
E as berinjelas e outras coisas
Logo a torta vamos assar
E as Chiquititas vão aprovar
Você o merengue (engue-engue-engue)
Você o chocolate (ate-ate-ate)
Quebrem os ovos e vocês os batem”

Atire a primeira pedra quem tem vinte e poucos anos e nunca assistiu, dançou e cantou chiquititas! huehuehuehuehe Era massa! hahaha

Enfim, toda vez que eu ia falar das danadas alcaparras que eu usei em uma receita, eu falava alcachofra! E aí eu lembrei dessa música 😛 Até passou o clipezinho na minha cabeça, com os legumes e verduras gigantes e tal. E tudo isso pra dizer que hoje eu fiz peixe com alcaparras 😉 Pra variar o cardápio das últimas duas semanas e testar uma nova receita com lentilha, o tal peixinho veio com uma caminha de lentilhas com espinafre, uma nova salada de abobrinha e ainda arroz de forno! Vem ver!

Peixe com alcaparras e lentilhas com espinafre

Para o peixe:

 

Ingredientes
200 g / 2 filés de pescada (usei postas de robalo)
2 colheres (chá) de alcaparras
2 colheres (chá) de azeite
suco de 1/2 limão
1 cebola em rodelas
folhas de 1 ramo de alecrim
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2. Num prato, tempere os peixes com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Reserve.

3. Numa folha de papel-manteiga, disponha 1 filé de peixe, as rodelas de cebola, as alcaparras e o alecrim. Feche o papel-manteiga, formando um envelope, aperte bem as pontas para que o líquido não vaze. Repita o procedimento com o outro filé. Este processo recebe o nome de pappillote. *

4. Numa assadeira, disponha os filés e leve ao forno por 10 minutos. Retire do forno, coloque sobre um prato, acrescente o azeite e sirva a seguir.

Para a lentilha:

 

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de lentilha
1/2 cebola pequena picada
1 dente de alho
1/2 colher (sopa) de óleo de canola
1/2 colher (chá) de cominho
1 xícara (chá) de folhas de espinafre (aperte bem as folhas para medir corretamente)
1 colher (chá) de sal
Modo de Preparo
1. Numa panela média, coloque o óleo e leve ao fogo médio. Quando esquentar, junte a cebola, o alho e refogue até a cebola ficar transparente. Acrescente o cominho, a lentilha e o sal. Misture bem e acrescente 2 xícaras (chá) de água. Quando ferver, abaixe o fogo. Deixe cozinhar por 20 minutos com a tampa entreaberta.

2. Acrescente o espinafre e deixe cozinhar por mais 10 minutos, até secar a água.

Salada de abobrinha

Salada de abobrinha

Ingredientes (fiz metade da receita)
2 abobrinhas
10 folhas de hortelã
3/4 xícara (chá) de azeite (coloquei bem menos, no olho mesmo)
suco de 1 limão
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
1. Lave bem as abobrinhas sob água corrente. Numa tábua, corte-as em rodelas finas. Despreze as pontas das abobrinhas – não jogue metade da abobrinha fora, ok?.

2. Lave as folhas de hortelã sob água corrente. Seque bem, faça uma pilha e corte-as em tiras finas. (eu esqueci de cortar =/)

3. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e, quando aquecer, coloque algumas abobrinhas para dourar dos dois lados. Transfira as rodelas para uma tigela. Repita este procedimento com todas as rodelas de abobrinhas (não precisa repor o azeite em todas as rodadas).

4. Na tigela, tempere as abobrinhas com sal e pimenta-do-reino. Regue com o azeite, o suco de limão e metade da hortelã. Cubra com filme e leve à geladeira. Na hora de servir, salpique com a hortelã restante e, se quiser, decore com um raminho de hortelã.

Arroz de forno

 

Arroz de forno

Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz branco cozido (usei integral)
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
3 ovos
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de endro fresco picado (coloquei manjericão)
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 220ºC (temperatura alta).

2. Numa tigela, junte os ovos, o endro e apenas 1 colher (sopa) do leite. Bata ligeiramente com um garfo.

3. Numa frigideira, derreta a manteiga em fogo alto e junte a mistura de ovos. Mexa bem com uma colher de pau e desligue o fogo para que os ovos cozinhem sem secar completamente (não precisa ser logo depois, mas rapidamente).

4. Numa tigela, junte o leite restante, o arroz cozido, os ovos mexidos, o vinagre e a metade do queijo parmesão. Misture bem e transfira para uma travessa refratária. Polvilhe o restante do queijo e leve ao forno preaquecido para gratinar por 15 minutos. Sirva imediatamente.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

* Esse vídeo mostra como fazer o tal pappilote, que nada mais é do que um envelope de papel alumínio:  

Esse método é super fácil e rápido. Não sei se por causa do meu forno que não é muito potente ou se pq eu usei postas no lugar de filé, eu achei que o peixe ficou um pouco cru. Ele ficou gostoso, ótimo, mas ficou com umas partes meio rosas – será que pq foi robalo? Nunca tinha usado esse peixe antes. Bom, da próxima vez vou deixar mais tempo no forno, acho que 15 minutos. O sabor e a textura do peixe ficaram ótimos, e a recita é muitíssimo prática – o que já vale muitos pontos 😉

Quando eu fui fazer a lentilha, depois dos 20 minutos que ele cozinhou sozinha e eu tive que colocar o espinafre, levei um susto! Eu havia apertado bem direitinho as folhas na xícara – como diz na receita – e aí eu só via verde na minha frente! Quase não cabia na panelinha que eu tinha colocado com a 1/2 xícara de lentilhas :O Mas não se desesperem (como eu, hahaha :P) depois de algum tempo no calor e com uma mexidinhas o espinafre mucha completamente e quase some no prato 😉 Tanto eu como Lucas achamos muito bom e gostamos especialmente da textura do espinafre no meio das lentilhas. O que eu não gostei muito é que, como esse tempo de cozimento e pra que a água secasse completamente, a lentilha ficou meio pastosa. Na próxima vez que eu fizer vou colocar um pouco menos de água e deixar menos tempo, pq eu acho que ficaria melhor mais al dente.

Tanto essa salada como a outra que eu fiz com manjericão dia desses são saladas pra quem gosta de abobrinha. Lógico? não! Vejam bem, algumas receitas a gente coloca tantos ingredientes que, mesmo tendo um tal ingrediente principal, o gosto se modifica (um exemplo é o carpaccio de berinjela que eu coloquei aqui). Esse não é o caso dessas saladas de abobrinha. O gosto é dela mesmo e é uma delícia! A textura fica entre macia e crocante e o gosto suave é acentuado pelas folhinhas de hortelã. Dessa vez eu não usei água quente pra deixar a abobrinha macia, já que ela ia pro fogo na frigideira. Aqui em casa nós adoramos as duas versões, mas não vou enganar vocês: essa não é muito prática não, viu? Como a abobrinha é cortada bem fininha, ela rende váááárias rodelas e você não pode colocar uma por cima da outra, então rolam várias rodadas até você terminar de dourar cada rodela =/ Vale pra fazer só de vez em quando 😛

E, por fim, tivemos nosso arroz reformado 😀 Essa receita é legal pra re-aproveitar aquele arroz que já tá meio ressecadinho e com gosto de geladeira 😉 Eu já fiz com o arroz novo e velho e deu no mesmo. Fica ótimo, né? Como ovo, leite e parmesão gratinado não tem muita chance de ficar ruim 😛 Ele fica cremoso e molhadinho, dá vontade de colocar sempre “só mais um poquinho” hehehe. Sem falar que é super fácil e rápido.

E por hoje foi isso, gente ^^

Bom apetite!

 

Ah! E de bônus:

hahahaha!

3 comentários sobre “O chef Chico vai cozinhar!

Sou toda ouvidos!

