Da série: comecei a comer e não consigo parar!

Pronto, a tal da berinjela começou a aparecer aqui em casa de mansinho e agora quer visitar quase todo dia! É uma danada, viu? E nem venha com essa estória de que amarga, que é difícil de fazer, não sei o quê etc. Descobri que tudo isso é mito, viu? Ela simplesmente NÃO amarga e tem milhões de jeitos de ser preparada \o/ Aqui em casa já rolou como Carpaccio, em rodelas com pasta de pimentão e, esses dias, à parmegiana. É essa que eu vou mostrar pra vocês hoje 😀

Um ingrediente que, até agora, eu não tinha descoberto tantas variedades de preparo como a berinjela era a ervilha. Eu já fiz diversas pesquisas rápidas e – além das sopas, impossíveis nesse calor – só tinha encontrado uma receita de ervilha refogada. Mas, finalmente, na semana passada eu vi uma receita pra fazer ela ensopadinha e já comprei os ingredientes pra entrar no cardápio dessa semana! Tão servidos? hihihi

Berinjela parmegiana prática

Berinjela na travessa

Ingredientes

2 berinjelas médias bem lavadas (usei só uma, mas era grande – rendeu 9 unidades)
1 lata de tomates pelados
1 colher (sopa) de açúcar
3 bolas de mozarela de búfala fatiadas (eu usei mussarela comum)
1 ovo inteiro batido com o garfo
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de rosca
azeite, sal e pimenta a gosto
folhas de manjericão fresco (tava faltando em casa, então salpiquei um pouco do manjericão seco)

Modo de Preparo:

1. Coloque todo o conteúdo da lata de tomates numa panela pequena, acrescente folhas de manjericão, açúcar, pimenta e sal a gosto e deixe cozinhar com a panela tampada em fogo baixo por 20/30 minutos.
2. Enquanto isso prepare as berinjelas. Corte em fatias grossas, de forma que você obtenha no mínimo 12 fatias (a minha rendeu 18).
3. Coloque o ovo batido em um prato, a farinha de trigo em outro e a farinha de rosca em outro. Primeiro passe cada fatia de berinjela pela farinha de trigo, depois pelo ovo e por fim pela farinha de rosca.
4. Leve todas as fatias de uma só vez para o “grill” e doure dos dois lados (essa opção é mais saudável, mas como eu não tenho grill, fritei todas em frigideira anti-aderente em fogo médio, até dourar dos dois lados). Depois basta montar as porções começando com uma fatia de berinjela na base, molho, uma fatia de queijo, outra de berinjela, queijo, molho e finalize com um pedaço de queijo e uma folha de manjericão.
5. Ajeite todas as porções em uma assadeira ou refratário e leve ao forno pré-aquecido em 200º por apenas 5 minutos, para o queijo derreter.
6. Retire do forno, regue as porções com o molho restante e sirva. Queijo parmesão ralado para servir é uma boa opção (não coloquei mais molho por cima, pq ficou tão bonitinho que fiquei com pena e achei que não precisava).
Dahl de ervilhas
Dahl de ervilha

Ingredientes:

1 xícara (chá) ervilhas secas partidas (aquela simples de saquinho)

1 tomate picado

Gengibre ralado a gosto (eu coloquei cerca de um dedo do tronquinho)

3 colheres (sopa) de coentro

1/2 alho poró picado

Folhas de manjericão e salsa

Pimenta calabresa e sal a gosto

Modo de Preparo:
1. Ponha a ervilha pra cozinhar só em água até que fique bem macia (Pode ser na panela de pressão, mas eu não sei quanto tempo leva).
2. Faça uma massala* com os temperos (uns dois minutos são suficientes) e acrescente o tomate e o gengibre. Refogue só um pouco e reserve.
3. Quando a ervilha estiver cozida (eu deixei al dente, já que ainda ia cozinhar um pouco mais), coloque o refogado, o coentro e o sal e cozinhe por uns 10 minutos.

* Massala é um termo genérico originalmente utilizado na culinária indiana para descrever a mistura de duas ou mais ervas e especiarias (não se põe sal) fritos por poucos segundos para realçar seu aroma – coloque um fio de azeite.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Minha gente, o que é essa berinjela parmeggiana? Delicinha! A textura fica ótima, nem molenga nem durinha, o molho que se faz com os tomates pelados fica delicioso com o toque adocicado e o queijinho derretido… sem falar que fica uma gracinha, parecendo várias mini-lasanhas ^^ Tá no meu top 10 de receitas fácil, fácil! E pode parecer trabalhosa, mas todas as etapas você faz rapidinho. E outra, mesmo quem não gosta de berinjela pode gostar dessa receita aqui, porque o gosto não é tão acentuado. Nham!

Essa receita de ervilha foi uma muito doida que eu achei na internet :O Não tinha as medidas direito, nem o modo de fazer tava muito claro, mas eu resolvi testar. E ficou bom 😛 (tô ficando mal acostumada com isso hahaha). Mas digo uma coisa: ficou picante de um jeitinho bem mexicano viu?? hahahaha Ficou gostosa, mas eu tive que intercalar várias vezes com o pão árabe e homus que servimos acompanhado hueheuhe Lucas gostou, mas não conta porque ele come pimenta pura todo dia =/ Pra quem não é tão fã do ardidinho, mão leve na pimenta calabresa e menos gengibre. Mas não deixem de colocar o gengibre, heim??? Faz toda a diferença no sabor!

Provecho!!

E Feliz Natal e uma ceia maravilhosa pra todos nós 😀

4 comentários sobre “Da série: comecei a comer e não consigo parar!

Sou toda ouvidos!

