Nhoque nhoque!

Gente, como eu tô fuleira com esse blog! Eu sempre penso nos posts daqui, tiro fotos, salvo as receitas etc., mas escrever que é bom tá difícil, viu?? O que um doutorado não faz com a vida da pessoa, heim? (Pra quem não sabe, eu – masoquista que sou – faço doutorado em Administração na UFRJ :S) Enfim, vou tentar melhorar a partir dessa semana, ok?

E pra começar, uma lindurinha que faz a gente se sentir uma daquelas mammas italianas 😀 Nhoque de grão-de-bico com molho de tomate fresco! Esse molho é praticamente o mesmo que eu já publiquei aqui algumas vezes, mas eu gostei ainda mais por causa do gostinho do alho e da margarina.

Imagem

PARA O NHOQUE

Ingredientes

1 xícara (chá) de grão-de-bico

1 ovo

2 colheres (sopa) de manteiga derretida (nunca tenho, usei margarina – derreti no fogo mesmo, já que não tenho microondas)

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de sal

3 l de água com uma pitada de sal

Modo de Preparo

1. Deixe o grão-de-bico de molho na água de um dia para o outro.

2. Numa panela grande com 2 litros de água, coloque os grãos escorridos numa panela grande e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 1 hora (eu deixei menos, por causa das outras vezes que fiz grão-de-bico, e me arrependi =/). Escorra a água.

3. No processador de alimentos, ou no liquidificador, bata os grãos cozidos até obter uma pasta lisa.

4. Numa tigela, junte a pasta de grão-de-bico com o ovo, a manteiga derretida, a farinha e 1 colher (chá) de sal. Misture com as mãos até obter uma pasta homogênea.

5. Numa superfície lisa e enfarinhada, faça rolinhos de 2 cm de diâmetro com a massa. Corte os rolinhos em nhoques de 1 cm (na segunda leva em cortei em pedaços bem menores, pq a massa cresce muuuuito e as primeiras ficaram enormes no prato – podem ver na foto!).

6. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

PARA O MOLHO

Ingredientes

1 lata de tomate italiano sem pele

3 tomates frescos maduros

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de manteiga (com margarina fica ótimo)

1/2 colher (sopa) de açúcar

1/2 colher (chá) de sal

1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

folhas de manjericão para decorar

Modo de Preparo

1. No liquidificador, bata o tomate italiano sem pele.

2. Faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos (cerca de 40 seg). Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro e retire as sementes. Corte-os em cubinhos.

3. Numa tábua, pique o alho e as folhas de manjericão. Reserve algumas folhas para a decoração dos pratos.

4. Leve uma panela média com o azeite e a manteiga ao fogo médio. Doure o alho picado e as 2 colheres (sopa) de manjericão fresco por 1 minuto. Acrescente o tomate batido, os cubos de tomate e tempere com o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por 10 minutos.

5. Na hora de servir, junte os nhoques cozidos e escorridos ao molho quente. Leve ao fogo baixo e, quando levantar fervura, desligue. Sirva imediatamente.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Não vou mentir, nem fazer eufemismos: pense num trabalho do cão!! hahahaha Podem notar que nem lembrei de colocar uma folhinha de manjericão pra fazer um charminho no prato, tal era a fome na hora que eu finalmente consegui terminar o bendito nhoque! huahuahua Parei de “me achar” a mamma rapidinho 😛

Não me levem a mal, ficou muito gostoso. Com esse molho, então, uma delícia! (Lucas comeu cinco vezes em dois dias, e quem sabe quantas mais comeria se não tivesse acabado!).

Mas gente, demorou muuuuuito! Pra começar, acho que cozinhei o grão-de-bico “de menos”. Tive a impressão que ele não ficou tão molinho quanto deveria, pq quando fui passar no processador ele não virava a tal da pasta lisa de jeito nenhum! Depois de muito bater e bater e nada, resolvi colocar um pouco de água no danado e aí, por fim, ele se transformou num creminho. Gente, na hora de misturar com o ovo, manteiga e farinha, não pegava liga nunca! Jesus! Eu fui colocando mais farinha e mais farinha e mais farinha… com certeza coloquei pelo menos umas três vezes a quantidade que pedia (mas acho que foi muito mais). Pra piorar a situação, a danada da massa não queria ficar em forma de cobrinha de jeito nenhum! Deu um trabalho horroroso pra conseguir cortar os nhoques! E só pra piorar o meu desespero e a fome de todo mundo (Lucas já tava cheirando o meu cangote o tempo todo :P), só podia colocar 10 pedaços de nhoque de cada vez!!!! hahahaha

Só sei que no final de tudo, eu só cozinhei metade dos nhoques – o suficiente pra matar a nossa fominha – e Lucas guardou o restante em uma vasilhinha com papel-toalha no fundo e bem fechada. Comemos com o belo tempero da fome 😀

Lucas achou super delicioso. Eu gostei muito, mas acho que deu pra sentir o gosto do trigo mais do que deveria, já que eu tive que colocar um moooonte pra finalmente conseguir enrolar a massa. O lado bom é que devido a fome sem fim, descobri que o sabor continua o mesmo se guardarmos na geladeira por até dois dias. Então, você pode fazer em uma noite em que esteja precisando de massaterapia e ter um almoço prático e gostoso no outro dia 😉 Só deixa o grão-de-bico cozinhar pelo tempo certo, ok?

Ah! E essa receita rende um monte, viu?

Buon appetito!!

Um comentário sobre “Nhoque nhoque!

Sou toda ouvidos!

