Direto da mesa de bar :O

“Nunca fiz amigos bebendo leite”! hahaha Isso não é verdade, ok? Mas eu não consegui “deixar a deixa” passar 😛

Eu já tinha visto essa receita em alguma lugar um outra vez, mas foi na minha visita de final de ano à Pernambuco, em um encontro com amigos queridos do coração (perdoem a cafonisse, mas é que eu já tô com saudades :() que Camika me falou de novo sobre ela. Ela disse que já tinha feito e era super fácil (do tipo difícil de errar meeesmo :P) e ficava uma delícia. Rafaela falou que já tinha tentado também e que só errou pq desconfiou que a quantidade de molho era muita e o macarrão ficou meio duro – já foi uma dica do que não fazer :D. E na primeira vez que fui no supermercado depois que voltei, já comprei o meu macarrãozão e coloquei a danada da receita no meu cardápio. Camika já tinha me falado como era mais ou menos, mas como eu não sabia medidas nem nada e ainda sou muito insegura no contexto dos improvisos culinários, peguei uma receita no Pitadinha e dei umas adaptadas.

Ninho de forno

Macarrão ninho de forno

Ingredientes

500 g de macarrão tipo ninho

2 copos de requeijão cremoso

300g de ricota em cubos

1 lata de tomate pelado em cubos (ou o seu molho de tomate preferido)

1 medida e meia de água da quantidade de molho

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de preparo:

1. Distribua os ninhos em um refratário.
2. Coloque uma colherada generosa de requeijão no centro do ninho (não precisa ser tããão generosa).
3. Distribua os cubinhos de ricota sobre os ninhos e salpique uma porção do parmesão em cada um dos ninhos (reserve um pouco de queijo para cobrir o macarrão no final do processo).
4. Misture os tomates pelados/molho com a água (pode usar a mesma lata do molho para medir a quantidade de água) e tempere com sal, pimenta-do-reino à gosto (se for usar molho pronto, cuidado pra não pesar a mão no sal).
5. Cubra o macarrão com o líquido (deve ficar mais ou menos na metade) e cubra o refratário com papel alumínio
6. Leve ao forno a 250º (pré-aquecido) por 30 minutos, retire o papel alumínio, cubra com mais queijo e deixe no forno até dourar (mais ou menos 20 minutos)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Vou começar falando das minhas personalizações na receita:

  • A receita do Pitadinha falava que você podia usar tomates pelados ou molho de tomate e em outra receita falava do molho de tomate de saquinho mesmo. Eu preferi usar o molho de tomate que eu faço em casa, pq acho ele bem prático e muito mais gostoso que o de saquinho. Acabou sendo uma ótima opção, pq como eu não passo o molho no processador, quando eu joguei o molho por cima dos ninhos ficaram vários pedacinhos de tomate neles e depois de pronto o macarrão a textura ficou maravilhosa.
  • Tanto a receita do Pitadinha quanto outras que eu vi usavam mozarela e presunto, como não comemos presunto, resolvi colocar cubinhos de ricota (vi um comentário de uma moça que usou brócolis também) e  como não tinha mozarela, usei parmesão ralado.

É como Camila falou, não tem muito como não ficar uma delícia essa receita, viu? Imaginem que leva macarrão, requeijão, parmesão e molho de tomate. Agora imaginem que o macarrão cozinha NO molho de tomate E requeijão. Agora imaginem que depois disso tudo, ainda tem o gratinadinho do parmesão por cima de tudo. Precisa falar mais alguma coisa? Cremoso, quentinho e delicioso. Ponto.

Só uma última dica: já fiz essa receita com macarrão de ninho do mais fino e do mais grossinho. Os dois ficaram ótimo, mas eu gostei mais da textura do mais grossinho, achei que ficou mais cremoso ainda e mais al dente.

Buono appetito!

Sou toda ouvidos!

