Tentação: pra comer com os olhos, com a boca, com as mãos

Uma coisa que eu adoro fazer é bolo. Eu nem sou tããããão gulosa assim de bolo, mas preparar qualquer tipo de bolo é uma diversão daquelas bem verdadeiras pra mim 🙂 Eu acho tão mágico poder misturar um monte de coisa diferente (pó, líquido, doce, salgado), fazer uma mistureba líquida, colocar no forno e sair uma delícia fofinha! Se tiver uma calda ou cobertura bem bonita por cima, é um plus 😀

Esse bolo da receita de hoje faz um tempão que eu venho paquerando, mas sempre tinha algum empecilho: faltava o chocolate em pó e em barra, faltava o creme de leite fresco, faltava uma visita que justificasse uma sobremesa mais tchan etc. E eu ficava só no desejo quando passava por ele no Panelinha. Mas eis que um dia eu comprei o chocolate, decidi tentar com o creme de leite de caixinha e decidi que meu amor e eu mais que merecíamos essa delícia só pra nós! Mesmo isso significando ficar um pouco mais balofa :S

Bolo de chocolate com calda de ganache

Bolo de chocolate

PARA O BOLO DE CHOCOLATE

Ingredientes

4 ovos (sempre tire um pouco antes de começar a receita, pq eles estando à temperatura ambiente o bolo fica mais fofinho)

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de chocolate em pó

1 xícara (chá) de óleo

1 xícara (chá) de água

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento (pra fazer bolo é sempre do fermento químico, ok?)

manteiga, farinha e chocolate para untar e polvilhar (sempre uso margarina)

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma redonda com furo – espalhe uma camada fina e uniforme. Faça uma misturinha meio a meio de chocolate em pó e farinha e polvilhe a fôrma toda (assim o bolo não fica com aquela casquinha branca de farinha). Reserve.

2. Numa tigela, coloque a farinha, passando pela peneira (outra dica pra deixar o bolo fofinho é sempre peneirar os ingredientes secos).

3. Na batedeira, ou em uma tigela grande, coloque o açúcar e o chocolate em pó, passando por uma peneira. Junte os ovos e o óleo. Caso esteja fazendo o bolo à mão, misture com um batedor de arame até que a mistura fique lisa. Se quiser usar a batedeira, comece batendo na velocidade baixa – para o chocolate não subir – e quando a massa estiver lisa, aumente e bata por mais alguns minutos.

4. Se estiver usando a batedeira, abaixe a velocidade novamente e, aos poucos, vá adicionando a água e a farinha, alternadamente, batendo apenas para misturar. Por último, adicione o fermento.

5. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos, até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo.

6. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Coloque um prato de bolo sobre a fôrma e, com auxílio de um pano de prato, vire de uma vez.

7. Somente quando o bolo estiver frio, espalhe a calda. Sirva a seguir.

PARA A CALDA DE GANACHE

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo

3/4 de xícara (chá) de creme de leite fresco (usei o de caixinha bem grossinho, coloquei um pouco mais de 1/2 xícara, acrescentei água e misturei bem – ficou ótimo)

Modo de Preparo

1. Leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Ela servirá de base para o banho-maria.

2. Numa tábua, pique fino o chocolate. Transfira para uma tigela de vidro ou de inox e coloque sobre uma panela com água fervente, que não deve encostar no fundo da tigela (o vapor da água deve ser a fonte de calor). Junte o creme de leite e misture até derreter o chocolate e formar uma mistura lisa. Se quiser pode aromatizar com uma colher (sopa) de licor ou conhaque (eu usei amarula).

3. Retire do banho-maria e deixe esfriar. Assim que amornar, leve a geladeira por cerca de 10 minutos. Retire e misture bem para unificar a temperatura. Se o dia estiver muito quente, repita esse procedimento.

4. Espalhe a calda do bolo com uma espátula de confeiteiro ou com uma faca.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Como eu disse lá em cima, eu não sou lá essas fãs de bolo. E dentre os que eu como, tenho preferências pelos sequinhos: fubá, cenoura, massa, formigueiro etc. Mas tenho que dizer que esse bolo de hoje conquistou meu coração! Caí de amores e comi, comi, comi! hahaha

Mas olhe, nem foi a primeira vista, viu? Acontece que eu descobri que bolo de chocolate não se come quente! E que esse, particularmente, merece a participação especial da ganache. Como eu descobri? Dei uma de apressadinha e comi o danado quente e com a cobertura colocada bem porcamente só em um pedacinho (já que tem que esperar o bolo esfriar pra calda não derreter). Não me encheu os olhos, heim? Comi antes de sair prum compromisso, bem rapidinho, e acabei deixando a ganache na geladeira pra colocar no outro dia, desinteressada. Me decepcionou um pouco, depois de tanto tempo querendo preparar o bixinho.

No outro dia resolvi terminar a receita decentemente e quando tirei a ganache da geladeira a danada tava dura que nem pedra! hahaha Fiquei em dúvida sobre o que fazer, mas acabei voltando pro banho-maria e funcionou! Ainda bem! Cobri os dois bolos (a receita é enorme e eu fiz uma fôrma de buraco pequena e mais metade da minha fôrma de bolo inglês) e deu e sobrou. A calda rende bastante.

Eis que, a supresa! Quando terminei de cobrir o bolo já fiquei mais animada. Ficou tão bonito ^^ Gente, a calda é um brilho só e aveludada que só ela! Fiquei babando por ele 😀 huehuehuehe Mas eu continuei achando que ele era apenas um rostinho bonito… E resolvi colocar uma fatia pra Lucas experimentar. Ele disse que tava uma delícia (mesmo sem gostar muito de coisa doce) e eu arrisquei uma garfadinha.

Gente do céu! Não consigo enjoar! Ficou perfeito de tudo! Fofinho, molhadinho no ponto e sem ser doce demais! Eu que enjôo bem rápido de bolo com cobertura, comi uma três vezes por dia enquanto durou 😛

Algumas dicas:

  • Pra bolos de chocolate, sempre pode colocar um pitadinha de bicarbonato pra ele ficar bem escuro. Mas cuidado pra não exagerar, já que ele também age como fermento, viu?
  • Essa receita é enorme! Rende muuuito! Então se sua família não é muito grande e/ou vc não vai ter visitas, é uma boa fazer só metade.
  • Não dá pra usar achocolatado nessa receita, um bom chocolate em pó faz toda a diferença – não precisa ser o mais caro de todos!
  • Pra ganache, também mão rola usar chocolate ao leite. Tem que ser o meio amargo mesmo. Ele que faz a ganache ser “ganache” e que deixa o sabor do bolo bem balanceado, sem enjôo.
  • Coma com um copo de leite branco, fica perfeito! 😀

Tem um vídeo da Rita fazendo esse bolo no Cozinha Prática, com dicas ótimas 😉

Ah! E dá pra fazer à mão, viu? Eu não tenho batedeira e sempre escolho bolos que funcionem “no muque”, sem nenhum prejuízo.

Bom apetite!

Sou toda ouvidos!

