Deixando o gordinho feliz

Quem lê os posts desse blog com muito carinho já deve ter percebido que Lucas não é das pessoas mais fastiosas no mundo (todo mundo sabe o que isso quer dizer ou é dialeto de PE?). Sendo mais direta e clara, pra quem ainda não percebeu: ele gosta muito de comida! Particularmente de comidas de “sustança” e saudáveis. Sendo assim, ele tem sido um grande entusiasta das nossas diversificações de cardápio 🙂

Uma das demonstrações do entusiasmo dele com as receitas e com o blog foi a sugestão de que eu começasse a experimentar versões vegetarianas de algumas receitas tradicionalmente “carnívoras” (de acordo com ele eu deveria começar com feijoada e churrasco vegetariano. Não, ele não tava brincando :P). Até que um dia, na opinião dele, eu consegui isso. Sem querer, admito. E nem sei se achei tão parecido como ele falou. Mas concordamos em chamar o novo prato de “Dobradinha vegetariana” hehehe. E que ficou bom, ficou heim?

Dobradinha vegetariana

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de margarina

1 cebola picada

4 dentes de alho picadinhos

2 tomates picadinhos

½ cenoura picadinha

½ xícara de vinho

½ litro de caldo de galinha (com 2 cubos)

1 raminho de alecrim

2 pitadas de tomilho

1 folha de louro

1 xícara de feijão branco

Modo de preparo:

1. Deixe o feijão de molho em bastante água por 12 horas. Escorra a água do feijão, coloque em uma panela de pressão com água nova e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos depois que começar a apitar. Reserve.

2. Leve uma panela grande com o azeite e a margarina ao fogo alto. Quando derreter a margarina, abaixe o fogo para médio e acrescente o alho e a cebola. Deixe refogar por 5 minutos.

3. Junte a cenoura e os cubinhos de tomate. Regue com o vinho branco, abaixe o fogo e deixe evaporar todo o líquido, mexendo de vez em quando.

4. Acrescente o caldo de galinha, o alecrim, o tomilho e as folhas de louro. Tampe e deixe cozinhar por 10 minutos.

5. Coloque o feijão-branco cozido. Tempere com um pouco mais de sal se achar necessário (o caldo de galinha já é salgado). Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos para apurar o gosto e está pronto.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Eu não lembro de ter comido feijão branco antes… talvez tenha, mas não me marcou. Dobradinha que eu conheço se faz com fava – que lembra o feijão branco, mas não é igual. Daí que nos sites e blogs que eu gosto comecei a ver algumas receitas com o tal e comprei um pacotinho no supermercado. Ele ficou no armário por um bom tempo, até que eu resolvesse testar alguma coisa com ele. Acontece que todas aquelas receitas lindas que eu havia visto em vários lugares resolveram se esconder, e eu só encontrei algumas saladas e uma sopa que levava calabresa, gordura de porco e etc. =/

Daí que eu resolvi mergulhar na improvisação/adaptação e juntei várias receitas diferentes pra criar a minha 🙂 Ficou dilícia, heim? Entrou fácil no top five aqui de casa, de todas as receitas que eu já fiz. O feijão branco é super gostoso, dá aquela variada que a gente adora 😉 O caldinho ficou grossinho e delicioso. Deu vontade de fazer como caldinho de boteco, quando tiver alguma festinha aqui em casa. Eu não tenho certeza se foi o alecrim ou o tomilho, mas surgia um frescor delicado ao final de cada garfada incrível! Adoramos!

E o melhor, já que é uma receita de improvisação, dá pra investir em variações sem fim! Eu só acho que o alecrim e o tomilho casaram divinamente com o feijão branco nesse prato e não deveriam ser deixados de lado em qualquer tentativa 😀

Bom apetite!

6 comentários sobre “Deixando o gordinho feliz

  1. Tatu!! Amo feijão branco, aliás, amo qualquer tipo de feijão ❤ O ruim é que eu ainda não comprei uma panela de pressão hehehehe aí já viu, né, horas e horas e horas pra cozinhar! mmhmm eu gosto quando todas as verduras e legumes se dissolvem, e fazem aquele caldo bem grossinho mmhmmm

    E né, também pensei na primeira vez que eu fiz feijão sem carne (desse de panela mesmo) que seria complicado, mas ó como eu estava errada! O negócio é ser criativa e caprichar no tempero!

    Acho que nunca coloquei vinho branco no feijão, só tinto (quando é feijão roxo), vou tentar na próxima vez!

    Mas o bom do feijão, é que dá pra misturar o bichinho com tantas coisas! Legumes com feijão (misturados com uma pastinha chinesa de feijão preto fica massa), pastinha de feijão branco para colocar em cima do pão, salada de macarrão gravatinha com atum, salsinha, cebola roxa, salsão e feijão branco – puxado no alho e azeite- chili vegetariano com cogumelos e por aí vai!

    Vou parar de escrever, que eu tô com fome!

    Beijo grande!!

    • Néeee! escrevi uma resposta enorme pra tu e sumiu 😦
      hehehehe enfim, como eu estava dizendo, o bom é que o feijão branco e o macassa demoram bem menos pra cozinhar na panela normal, né? E eu também AMO feijão!! De todo tipo!
      Eu nunca fiz esse feijão roxo. Vi semana passada na Casas Pedro, acho q vou comprar essa semana e fazer com vinho tinto 🙂 Essa pastinha chinesa eu nunca vi, acho que deve ser mais difícil aqui, né? tvz em casas orientais, vou ficar de olho.
      Olha, essa tua salada tem toda a cara de ser ótima, vou tentar fazer essa semana 😀

      Eu sempre fico com fome quando tô escrendo os posts 😦 hueheuheue a gordinha! 😀

      Beijo, Mariamor!

  2. Tatu, tu irias adorar esses legumes com feijão preto e essa pastinha!! Tipo acelga, brócolis, pimentão vermelho, cogumelos frescos, cenouras com feijão preto (que vem na latinha mesmo, só cozido com água e sal – sem o caldo) com um pouquinho dessa pastinha, fica show!

    A salada eu adaptei, misturei um monte de receitas e deu nisso, muiiito boa e fácil de fazer! Não lembro se eu coloquei outras coisas no meio, mas só o fato de fritar o feijão branco com o azeite e o óleo já dá um sabor massa! ahhh, leva limão também!

    Com o feijão roxo tu podes fazer chili, pow! com uns cogumelos, pimenta chili, tomates (aí tem essas latas de tomates inteiros?) Paprika, cominho, fica massa! e eu já coloquei uma “carne” móida de soja no meio, ficou mt bom!

    Aliás, esse feijão roxo (Kidneybohnen) é super popular aqui, eu uso muito!

    Ah, e eu também já fiz um feijão macassa com uns legumes e creme de leite, como um molho de macarrão, ficou massa também! só não lembro como é que foi todo o processo ehehehehe

    Resumindo, feijão é tão bom, mas ao menos em Recife eu tenho a impressão que ninguém consegue ser muito criativo com o coitado! Vamos fazer um movimento para criar novas experiências com o feijão! 😀

    Beijo, Taturana!!

    • Menina, como foi isso de feijão no molho de macarrão? :O lembra aí pra me dizer!

      Sempre via receita de chili com feijão mulatinho mesmo… será que é adaptação daqui?? O original é com esse roxo?
      Essas latas de tomate inteiro tem aqui, sim. Lá no Ó procurei que só e não achei nem a pau! hueheuhe Pelado né? Compro sempre agora, dá pra fazer um monte de receita 😀 Cogumelo é que não é tão fácil de achar, só encontro daqueles de conserva ou tipo seco. Cogumelo fresco vejo pouquíssimo =/

      Mass olhaaa! Faz essa receita da salada de macarrão e tira um fotinho e manda com quantidades e tal, pra eu publicar como tua colaboração! 😀 Vai ser o pontapé inicial do movimento “feijão sem arroz” hehehehe Acho que ainda é muito difícil aqui no Brasil, em geral, pensar o feijão fora da fórmula grão+cereal+carne… A gente que perde com isso né? Quando alguém começa a ultrapassar essas barreiras ganha muito em experiência e sabores 🙂

      Vou esperar tua receita, viu???

      :*****

  3. Adorei o nome do movimento ahahahah

    Vou tentar lembrar do molho do macarrão! Se eu não lembrar, eu invento um, testo e te mando a receita 🙂

    Acho que o chili original é sem feijão, mas aqui se faz com o feijão roxo ehehehhe Eu amo de paixão, vale a pena fazer! E se não tiver cogumelo, coloca uns pimentões vermelhos, milho, fica legal também!

    E quando eu fizer a salada eu te envio a receita e umas fotos sim 😉

Sou toda ouvidos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s