Das minhas descobertas deliciosas

Essa é uma nova tag que vai aparecer de vez em quando aqui no blog: descobertas deliciosas. Eu não sei quantos dos que já vieram/vem no blog já leram a descrição no “sobre nós”, mas eu falo aqui também: minha comida nunca foi, assim, uma brasteeeeemp. Hahahaha

Por isso, esse blog não é sobre as nossas experiências e aprendizados com a dieta semivegetariana, mas também sobre o mundo da culinária em geral. E gente, como esse mundo se mostra cheinho de sabores incríveis quando tentamos fugir dos padrões inquebráveis do dia-a-dia! Quando alguém descobre que eu não como carne vermelha e frango, geralmente pergunta: mas como você consegue? E eu respondo: eu nunca comi melhor, nem descobri tanta coisa nova! Sem o mínimo exagero.

Só alguns pouquíssimos exemplos de ingredientes que entraram pro nosso cardápio e que eu nunca tinha nem comido antes (muito menos preparado): lentilha, ervilha, cuscuz marroquino, feijão branco, cevadinha, feijão azuki, arroz cateto, harassumê etc. – só pra falar dos super básicos.

Maaaaas essa tag vai trazer não só os ingredientes com algumas sugestões de preparos e sim receitas ou combinações que nunca haviam passado pela minha cabeça, mas que fazem uma festa na boca 😀

E a descoberta que eu vou mostrar hoje é uma versão tão fácil de um clássico da minha infância/adolescência/vida toda que eu fico satisfeita só de pensar em preparar!

Alguém gosta de polenta? E polenta mole, conhece?

Polenta que eu sempre conheci é mais consistente e eu adoro comer com leite bem quentinho ^^ Mas lá em casa se come com carne, frango etc.

Eu comecei a preparar a polenta mais molinha na Argentina – por falar em Argentina, eu já comentei que lá nosso cardápio tinha basicamente quatro pratos, durante os três meses? Hahaha A polenta era um deles 😉 Lá a gente comia com carne moída, tipo molho bolonhesa ou leite, e era um deleite – o que não faz a saudade das “nossas” comidas, heim? Cá pra nós, meu molho bolonhesa era meio o ó e muitas vezes eu não acertava o ponto da polenta =/

Essa polenta mole eu descobri no livro da Rita, o Cozinha de Estar (tem um post lindo no forno sobre meus livros novos mais lindos ainda). E a proporção é perfeita e fácil, não tem como errar – dá até pra dividir por dois, por quatro, porção individual e tuds. E, finalmente, a receita básica é essa aqui:

Polenta com recheio de queijo

Essa aqui é uma versão recheadinha que eu fiz na fôrma de silicone de cupcake 🙂

Ingredientes

1 xícara (chá) de fubá pré-cozido – daqueles fininhos, o flocão não fica tão bom

1 litro de água

1 colher (chá) de sal

2 colheres (sopa) de manteiga

pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque a água e o sal em uma panela grande e leve ao fogo médio. Quando ferver diminua o fogo.
  2. Adicione o fubá aos poucos, como uma chuvinha, mexendo sem parar com um fouet (aqueles batedores de claras em neve de antigamente. Se você não tiver, pode usar o garfo da batedeira 😉 Faz a diferença pra não empelotar).
  3. Quando encorpar (o que é rapidinho), coloque a manteiga e mexa até derreter. Tempere com a pimenta-do-reino, mexa bem e desligue. Divida entre os pratos imediatamente.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Essa polenta é gostosa sozinha, mas alguns acompanhamentos que eu já testei e ficaram deliciosos foram: queijo gorgonzola (é só colocar uma fatia em cima e esperar derreter um tiquinho), pesto brasileiro, molho de cogumelos de paris, queijo coalho ralado e orégano e por aí vai…

É uma ótima alternativa ao ovo e o macarrão na hora de um jantar rápido e, como ela resiste bem a temperatura, serve até pra levar pro almoço ou pro lanchinho – você pode levar o molho pesto num potinho separado (os outros acompanhamentos ficam melhores feitos e comidos na hora). Ah! Também fica muito legal pra servir como entradinha, em um ramequim com um dos queijinhos ralados por cima. Aproveitem! 😉

Bom apetite!

Sou toda ouvidos!

