De frescuras famosas e seus porquês II

“Risoto com arroz agulhinha não é bem risoto, não é mesmo?” – Rita do Panelinha.

Não, não é. Mas todo mundo diz que é. E eu sempre disse que qualquer misturada com o arroz de ontem e outras miudezas era. Mas por fim eu fiz o meu primeiro risoto “de verdade verdadeira”. Com arroz arbóreo. E caldo de vegetais caseiro (receita aqui). E parmesão “do bom”. E pra completar a riqueza (ou pobreza, já que pra outras pessoas essas coisas devem ser bem comuns hahaha), fiz risoto de aspargos. Uia! Né demaix? Hehehehe Tá bom, bora lá pra receita – do meu livro lindo e amarelão, Panelinha!

Risoto de aspargos e parmesão

Risoto de aspargos

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo

400 g de aspargos frescos (do verde)

½ cebola

1 colher (sopa) de azeite

½ xícara (chá) de vinho branco seco

1,5 l de caldo de vegetais

3 colheres (sopa) de manteiga

¾ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

 

Modo de preparo

1. Coloque o caldo de legumes numa leiteira e leve ao fogo alto. Quando ferver, reduza o fogo.

2. Corte a ponta dos aspargos. Reserve. Descarte a parte mais dura do talo, descasque e corte em rodelas.

3. Numa panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio. Junte a cebola picada e mexa bem para não queimar.

4. Assim que a cebola ficar transparente, acrescente as rodelas de aspargos e refogue um pouco, sem parar de mexer.

5. Acrescente o arroz à panela. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.

6. Aumente o fogo, junte o vinho branco e misture bem até evaporar.

7. Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação à medida que o caldo for evaporando, sempre em fogo alto.

8. Depois de 10 minutos, junte as pontas de aspargos. Continue cozinhando, e acrescentando o caldo, por mais 7 a 8 minutos.

9. Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.

10. Quando o risoto estiver no ponto, retire do fogo, junte o restante da manteiga e o parmesão, misture muito bem e sirva imediatamente.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Minha língua deu pulinhos de alegria! Eu quase acompanhei a danada, confesso. Que delícia, que cremosidade incrível e que sabor espantosamente novo.

Minha gente, eu tô longe de ser afortunada, financeiramente falando (tipo, eu moro em um apartamento de 30m2). Mas se tem uma coisa que cada vez mais eu tenho me convencido que vale à pena investir, é em bons ingredientes. E não estou falando só de coisas caras e chiques, heim? Tô falando no velho clichê sobre priorizar a qualidade, muitas vezes, em prol da quantidade. E tenho que dizer, que isso é até bem fácil pra quem gosta de cozinhar. A gente quase não come em restaurantes, então o dinheiro é revertido em refeições cinco (vá lá três) estrelas na nossa própria sala.

Um risoto com os ingredientes certos retrata bem isso. É melhor fazer um risoto delicioso com ingredientes bons com menos frequência, do que misturadas loucas com resto de arroz toda semana. Quanta diferença faz usar o arroz certo. Ou um deles (tem uns 3 tipos). O arroz arbóreo tem um amido especial e tals, o que faz com que o risoto fique bem cremoso, mas com o grão durinho (e não uma papa). O parmesão também faz uma boa diferença, assim como seguir os passos do preparo certinho. Mas o arroz é o campeão. Sem frescura 😉

Buono apetito!

Sou toda ouvidos!

