Ah, a Piadina…

É pão, é taco, é pizza… é muito amor ❤

Eu só descobri a receita de piadina quando comprei o meu livro do Panelinha. Depois da nossa mudança, já que eu encomendei ele pra chegar direto na casa nova. Folheando o livro encontrei essa receita e resolvi que ia ser o cardápio do meu almoço de aniversário – um presente pra quem gosta de sanduíches e pizzas, mas se cobra pra não comer essas coisas o tempo todo na hora do almoço 😛

Piadina

 

Piadina

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enfarinhar a mesa

1 colher (chá) de fermento em pó

1 1/2 colher (chá) de sal

2 colheres (sopa) de azeite

1 xícara (chá) de leite (pode ser feito com leite de coco mais fraquinho e fica ótimo, e vegana)

Modo de preparo

1. Numa tigela grande, junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro. Coloque o azeite bem no meio e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar.

2. Junte o leite em duas etapas e, com as mãos, misture bem, até formar uma bola. Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e sove por 3 minutos. No máximo!

3. Enrole a massa para formar uma cobra e divida em 6 pedaços iguais. Cubra a massa com um pano de prato úmido (e não molhado, muito menos ensopado!).

4. Coloque uma frigideira grande, de preferência de ferro, ou uma chapa, para aquecer em fogo alto. Abra um pedaço de massa com rolo de macarrão até ficar com cerca de 20 cm de diâmetro. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e faça vários furos com um garfo; assim que o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, uns 2 minutos, vire e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo, apenas para não esfriar, enquanto você faz as outras.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Piadina, especialmente pra quem não gosta dos processados e semiprontos do supermercado, é uma mão na roda. É deliciosa, rápida pra quem chegar cansado do trabalho, combina com um monte de coisa, pode ser servida de um monte de jeito e… tchan tchan tchan… pode ser congelada!! Não é o máximo? Hahahaha Mesmo se você mora sozinho(a) ou tem um família pequena, pode fazer a porção completa ou até o dobro, congelar e guardar enroladinha em plástico filme :O

Como eu falei, ela pode ser servida com um monte de coisa. No livro da Rita, ela sugere servir com tomate, mozzarella de búfala e rúcula, com um fio de azeite. Eu fiz assim no dia do meu aniversário, trocando a mozzarella por gorgonzola – de onde saiu essa foto aí em cima – e fica uma delícia. Mas esse foi só um lindo começo! Outra ideia que já testei foi como massa rápida de pizza :O funciona demais. É uma massa sequinha e fininha, testei com vários recheios e prestou, mas com chocolate e morango ficou divino… nham nhamm. Massss o que virou figurinha certa aqui em casa foi piadina com homus. Delícia! Eu servi assim na primeira vez que eu decidi fazer as piadinas pequenas – cada pedaço de massa que seria uma piadina, eu fiz três. Fica fácil de comer como entradinha e aperitivo, e você pode servir com milhões de pastinhas. A minha combinação preferida eu já falei aqui: piadina com homus e folhinhas de agrião – superbe! Hahahaha Mas é mesmo! Façam! 😉

Buon appetito!

Sou toda ouvidos!

