Caldinho mágico!

Setembro já chegou, mas os ventinhos frios estão firmes e fortes por aqui (até mais do que em agosto). E pra aquecer, pra confortar, pra saciar, nada melhor do que uma sopinha. Pra mim, é tipo uma coisa mágica: sopa sempre é a solução quando eu chego cansada, com fome e sem saber bem o que quero comer.

E uma sopa que fica pronta em 5 minutos? Sem enrolação!

image

Eu já vinha namorando essa sopa, no livro novo da Rita Lobo (Pitadas da Rita) desde que o folheei a primeira vez. Ela é linda e pode ser comida quente ou fria! Mas nos supermercados daqui não encontro ervilha fresca – não pq seja ingrediente difícil, mas pq o catátogo por aqui é limitado mesmo. Então, na primeira oportunidade, arrematei logo um pacote de um quilo!

Digo logo que, se vc pensa que não gosta de ervilha pq a experiência que tem é com aquela de latinha, tem que experimentar ervilha fresca. São bolinhas mágicas e salvadoras! Item fixo na lista de compras (no supermercado, elas ficam nos congelados, perto de polpas de frutas e pão de queijo). Num mesmo dia fiz risoto e sopa, os dois ficaram ótimos e com sabores completamente diferentes!

Essa sopa fica com uma cor incrível, super aveludada, deliciosa e ainda tem o toque diferente da pipoca – uma pitada da Rita pra substituir os croutons. E como eu fiz? Em 5 minutos?
Assim:
1. Coloquei 1/4 de xícara de pipoca na minha caçarolinha de cerâmica e levei ao microondas com o tempo de 5 minutos. Sem óleo, sem água, sem sal, sem nada. Falo mais sobre isso em outro post 😉
2. A receita pede por caldo de legumes, mas como eu não tinha pronto e não queria demorar, resolvi fazer uma experiência. Pra metade da receita, cortei meia cenoura em 3 partes, espetei meia cebola e uma folha de louro com 2 cravos e separei 3 talinhos de salsinha. Coloquei tudo numa panelinha com a ervilha e a água.
3. Levei ao fogo alto até ferver e desliguei. Pesquei os pedaços de cenoura, cebola e salsinha.

wpid-20140904_200604.jpg

4. Bati no liquidificador as ervilhas cozidas com folhas de hortelã, sal e pimenta do reino.
5. Nessa hora, a pipoca tava pronta. Coloquei a sopa no prato, uma folhinhas de hortelã, fio de azeite, punhado de pipoca e voilá! Prato lindo, delicioso e saudável em 5 minutos!

Como é que alguém pode dizer que não tem tempo pra cozinhar assim?
As medidas, pra duas pessoas com fome, são essas:

300 g de ervilhas congeladas
1/2 litro de caldo de legumes (ou água, cenoura, cebola, louro, cravo e salsinha)
1/4 de xícara (chá) de hortelã fresca
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Folhinhas de hortelã e pipoca pra decorar

Façam e me contem? Vale a pena!

20140904_205523[1]

Bom apetite!

2 comentários sobre “Caldinho mágico!

    • Oi amiga! Que bom te ver por aqui! Ja provei, sim. Eh uma delicia! A vantagem dessa eh que eh super rapida e tem um sabor mais suave. Tu vistes um post sobre dahl de ervilha aqui? eh com ervilha partida, uma delicia tambem!
      Beijao, Carols! Volta sempre por aqui, heim? 

Sou toda ouvidos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s